domingo, 25 de setembro de 2011

Fará no proximo dia 1 de Outubro 30 anos que a Barragem da Agueira entrou em funcionamento.
Para assinalar esta data Travanca Em Movimento lança um desafio a todos aqueles que queiram participar, que consiste em que as pessoas interessadas nos enviem textos sobre as vantagens e desvantagens da barragem da Aguieira para as populações, e aquilo que acham que ainda se pode fazer para se tirar o maximo de proveito da Barragem da Aguieira.

Quem quiser participar poderá enviar os seus textos para fernandorosas@sapo.pt , os quais serão publicados neste blog para que possam ser debatidos e discutidos de uma forma sã e coerente.

Com este desafio Travanca em Movimento pretende que com as ideias de todos se possa melhorar a nossa terra e quem sabe fazer aparecer novas oportunidades em Travanca do Mondego, como ainda a pouco aconteceu com a construção e inauguração do Hotel Rural Qta da Conchada, que criou mais emprego, e mais uma atracção turistica para a nossa freguesia e concelho.

Conto com a colaboração de todos e desde já o muito obrigado.

sábado, 6 de agosto de 2011

DIA DA FREGUESIA

Acabadas as comemorações do dia da Freguesia, mais uma vez Travanca do Mondego se deve sentir orgulhosa por mais esta actividade que para além de servir para assinalar o nosso  padroeiro e para homenagear figuras e instituições com relevo na nossa Freguesia, serve também para unir as pessoas para as fazer conviver e por vezes são estes pequenos momentos que guardamos para a posteridade.
Nao posso deixar aqui de dar os meus parabéns ao executivo da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego que teve esta excelente ideia.

Este ano o executivo decidiu prestar homenagem a 2 instituições de Travanca do Mondego, foram elas o Centro Paroquial de Bem Estar e Social de Travanca do Mondego e a Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego.
Estas duas instituições foram o centro das comemorações no domingo, dia 31 Julho, sendo entregue uma placa de homenagem a cada instituição, existia numa das salas da antiga escola primaria uma exposição sobre a vida de cada instituição e foram tambem feitas 2 apresentações sobre as instituições, a da associação apresentada por mim, e a do Centro apresentada pelo Prof. David Almeida.

Durante a sessão solene varios foram os oradores, de resalvar o nosso Presidente da Junta,que nao esqueceu o valor das instituições homenageadas e quis tambem mostrar que a Junta nao serve só para atestados e para pagar a água, pode e serve para muito mais.
Outros falaram, uns bem, outros mal e outros até calados deviam estar mas gostam de fazer bonito e de se mostrar mas também ja começa a ser um costume.

No Domingo dia 31 de Julho estiveram presentes no recinto das comemorações a ARCTM com a habitual tasquinha, a Cruz Vermelha de Laborins e os Escoteiros de Miro.

Nao posso aqui esquecer os outros 2 dias de comemoração, e começo por felicitar todos aqueles que no dia 25 Julho estiveram no Parque Padre António O. Veiga e Costa e participaram no piquenique partilhado e no dia 30 de Julho a assistir a actuação da Escola de Musica.
Mais uma vez parabens pela iniciativa.

13 AGOSTO- NOITE DE FADOS

sábado, 16 de julho de 2011

DIA DA FREGUESIA


Mais uma vez a Junta de Freguesia leva a cabo a organização do dia da Freguesia, alongando este ano as comemoraçoes aos dias 25, 30 e 31 de Julho.
Segundo o programa serão homenageadas 2 instituições da nossa freguesia sao elas a Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego e o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Travanca do Mondego.
Apareçam e divirtam-se.

terça-feira, 5 de julho de 2011

10 Anos Marchas Populares


Este video foi o exibido na noite do desfile de marchas populares e serviu para homenagear todos aqueles que ao longo destes 10 anos de alguma forma contribuiram para o sucesso que são as Marchas Populares de Travanca do Mondego, talvez nao seja um video de grande qualidade e talvez nao tenha grande imaginação mas foi feito com carinho e amor para todos aqueles que merecem gratidão, mas dedico-o em especial a uma pessoa, que nos ultimos anos tem dado muito de si a esta marcha e este ano ainda mais que foi o Sr. Alvaro Ferreira, e que por estranho que pareça nem um muito obrigado recebeu no sitio certo e na hora certa mas aqui fica a minha homenagem, bem sei que nao sou ninguem mas nao me esqueço daqueles que merecem e sei ver os que merecem.

Obrigado Alvaro


Fernando Rosas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

MARCHAS POPULARES 2011

Eis que a Marcha de Travanca do Mondego ja anda por esse Portugal fora a fazer boas actuações e a ser aplaudido por todos.


 Este ano com o tema "As Floristas", mais uma vez liderados pelo amigo da terra, que para mim ja é um Travanquense, é ele o Fernando Fonseca (Nando para os amigos), e sendo os padrinhos o Sr. Tomé Teixeira e a Sra Carmen Rojais, duas pessoas que muito tem dado a esta marcha.
Neste momento a marcha de Travanca do Mondego já actuou em Santa Clara-Coimbra, Souselas, Taveiro,Baixa de Coimbra, Ribeira de Frades, ficando a faltar as actuações no Casal da Miserela, Amor-Leiria e a mais importante de todas as actuaçoes, em Travanca do Mondego.
Em Travanca do Mondego o Festival de Marchas vai-se realizar no proximo dia 2 de Julho e vamos contar com a presença das seguintes marchas:
Marcha de Taveiro
Marcha de Santa Clara
Marcha de Ribeira de Frades
Marcha de Amor
Marcha de Souselas
Marcha da Cheira
Marcha de Travanca do Mondego

Para além da actuação das marchas outras surpresas estão preparadas e garanto-vos que todos aqueles que vierem assistir não se irão arrepender.

Apareçam contamos com todos para mais uma vez termos um grande espetáculo e uma grande noite de divertimento.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PASSEIO DIA DA CRIANÇA


A  Junta de Freguesia de Travanca do Mondego, vai no próximo dia 28 de Maio realizar um passeio ao Park Zoo S. Inácio em Vila Nova de Gaia, oferecendo ás crianças ate 12 anos o transporte e os bilhetes de entrada no Park Zoo.
Encontram-se abertas as inscrições até ao dia 15 de Maio na Junta de Freguesia para todos que queriam participar neste passeio.
Travanca em Movimento acha uma excelente ideia a abertura das inscrições a todos aqueles que queiram participar, e será sem duvida um dia de excelente convivência entre adultos e crianças, e que proporcionará aos mais novos e também aos mais velhos uma oportunidade única para ver alguns animais e ter um dia em contacto com a natureza. 

terça-feira, 12 de abril de 2011

5 ANOS DE ASSOCIATIVISMO

Durante 5 anos fui secretário da direcção da Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego, sempre liderada pelo Álvaro Ferreira, foram sem duvida 5 anos que jamais esquecerei e que muitas coisas me ensinaram e muitos amigos me trouxeram.
Vou aqui partilhar um pouco dessa experiência, e tentar mostrar o valor que tem os milhares ou mesmo milhões de pessoas que trabalham em prol do associativismo sem ganharem nada em troca.
Durante estes 5 anos muitas historias se contaram muitos sonhos se realizaram, tudo fruto de trabalho, organização, mas sem duvida que o momento de maior realização foi a inauguração de um novo piso no recinto desportivo e que deu mais vida a esta associação e que facilitou em muito o trabalho que até então se tinha no velho pelado, mas não pensem que fazer aquele piso foi fácil, pois para uma associação como a de Travanca em que os fundos não são muitos e as receitas também não, muito trabalho teve que ser feito e muitos apoios tiveram que se procurar para que aquilo que era um sonho e que a certa altura parecia mais uma miragem se tornasse realidade, sem duvida que neste campo o Presidente Alvaro Ferreira fez com que todos acreditássemos que era possível e levou-nos a bom porto.
Mas estes 5 anos não se resumiram a fazer um piso, pois muitas mais obras foram realizadas, mas para que elas fossem realizadas, tivemos que dinamizar mais as actividades e retirar delas os melhores dividendos possíveis, e nesse campo não posso deixar de falar do Torneio Primavera e das Marchas Populares que são imagens de marca desta terra, e também é em torno delas que se reúne mais gente e onde se trabalha mais para o desenvolvimento e reconhecimento da nossa terra.
Mas falemos um pouco do que são estas duas actividades e como se chega ao resultado final sempre na procura do sucesso das mesmas.
Para realizar uma actividade como as marchas não se pense que é fácil pois necessita-se de um grande apoio por parte de todos, e sendo necessário reunir um excelente grupo de trabalho. As marchas  começam a ser pensadas em Janeiro, e desde logo se começa a trabalhar, pois é necessário escolher um tema, construir arcos, fazer roupas, organizar transportes para as saídas, organizar o nosso próprio espectáculo, onde é necessário arranjar marchas para participar, contratar ensaiador e banda etc.
As marchas são sem duvida uma grande marca e que leva o nome de Travanca do Mondego para além do concelho e até do distrito.
O torneio Primavera é também uma actividade que dá imenso trabalho organizativo, e em que inicialmente se tem que definir estratégicas para o mesmo, pois é uma actividade longa que normalmente começa no princípio de Abril e finaliza no final de Junho, e a qual ocupa muito tempo a quem está na direcção.
Mas antes da actividade começar muito trabalho é feito sendo necessário, fazer e distribuir cartazes publicitários do Torneio, regulamentos, fichas de inscrição, definição de prémios, contratar árbitros, contactar equipas que tenham já participado, efectuar prospecção de novas equipas, organizar sorteio, definir datas e jogos, fazer equipas de bar. Durante todo o torneio é também necessário estar-se sempre atento as necessidades das equipas, e que as mesmas se sintam bem e que tenham sempre vontade de mais tarde voltar, assim como receber bem todos os adeptos e sócios para que todos os domingos regressem ao campo do Areal.
Mas a associação não se resumiu durante estes 5 anos só a estas duas actividades pois existiram mais muitas mais como por exemplo Torneio de sueca, visionamento de jogos de futebol, comemoração do aniversário, matanças de porco, rally-papers, torneio de malha, convívios, cantar dos reis etc…
Ser membro de uma direcção e ao contrário do que muitos pensam, não é uma brincadeira, mas sim uma grande responsabilidade para com os sócios e para com o povo e que obriga cada um que lá passa a abdicar da família, dos amigos, e dos tempos livres.
É sempre gratificante trabalhar em prol de uma comunidade e ver no final de todo o trabalho o reconhecimento do mesmo, e termos orgulho de fazer o que fizemos.
O objectivo de uma associação é reunir pessoas, faze-las conviver, criar distracções, fazer amizades, fortalecer laços, sermos muitos e um só.
Não posso deixar de aproveitar para agradecer a todos os que colaboraram comigo e com as varias direcções durante estes 5 anos, e que nunca esqueçam a associação não é de um grupo de pessoas é de todos e deve sempre trabalhar para todos e com todos, e quem dirige deve ter sempre a noção que a associação e para fazer amizades e não inimizades, e todos somos precisos.

FERNANDO ROSAS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

TORNEIO PRIMAVERA

O torneio Primavera que se iniciará no próximo domingo  dia 10 de Abril e que já conta com mais de 25 edições é sem duvida uma das maiores imagens de marca da história recente de Travanca do Mondego e da Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego.
O Torneio Primavera contou com varias fases, inicialmente como um torneio de futebol 11 de seguida passou a futebol 5 tendo evoluído a posterior para o futsal.
Mas contemos um pouco da história deste torneio que a merece e que muita gente tem trazido a Travanca do Mondego.
Tudo se iniciou na Primavera de 1984, tendo o 1º torneio contado com a presença de 4 equipas Travanca Mondego, Gondelim, S Paio e Laborins.
Na altura aquando da realização deste 1º Torneio tudo não passava de uma brincadeira e acredito que os fundadores deste torneio nunca pensaram na real dimensão que ele tem hoje, a ideia seria mais juntar um grupo de amigos e divertirem-se.
Durante alguns anos o torneio realizou-se no formato de futebol 11 e naquele campo do Areal nada existia tudo muito diferente do que é hoje, ainda me lembro mesmo sendo novo de haver um pequeno bar feito em madeira e onde não existia luz nem arcas nem frigoríficos nem nada, simplesmente a carolice de cada um para ter as bebidas ao fresco em casa e fazerem gelo com fartura para depois as manterem frescas, e os balneários do melhor, numa escavação no meio da mata (ainda hoje lá se encontra).

Naqueles tempos e até a um passado muito recente o campo do areal passou por varias modificações, tendo sido inicialmente pura e simplesmente um campo de futebol, passando depois a ter uns balneários e hoje sendo um complexo desportivo tendo excelentes condições para a prática desportiva.

O máximo de equipas que este Torneio teve foram 22, ano em que Travanca era representado por 3 equipas os Iniciados ARCTM, os Esperanças e a ARCTM.
O torneio Primavera criou muitos amigos, para a associação e para Travanca, existem pessoas que já não passam sem vir ao Torneio Primavera.
Ao longo de todo este historial o torneio evoluiu muito talvez por isso ainda se mantenha vivo e bem vivo, e esperemos que assim continue pois é bom para a divulgação de Travanca e também para termos uma Travanca com movimento.
Muitas equipas por cá passaram, muitos jogadores, e até já pais cá passaram e agora jogam os filhos e quem sabe se até netos cá não virão ou já jogam cá.
Para que um torneio desta dimensão se mantenha durante tantos anos, não nos podemos esquecer que se deve a dedicação de muitos que por lá tem passado e não só direcções nem sócios, deve-se também a todos os travanquenses que de uma forma ou outra tem contribuído para este sucesso.
Deixo vos um vídeo dos 25 anos deste torneio, e não posso  deixar de destacar um dos golos mais bonitos marcados nestes torneios de um jogador que também já conta com muitas presenças neste torneio  de seu nome Ricardo Nuno Oliveira, da Ponte.



sexta-feira, 1 de abril de 2011

30 ANOS, BARRAGEM AGUIEIRA

O rio Mondego nasce nas encostas da Serra Estrela, tendo como principais afluentes o rio Dão, Ceira e Alva formando assim a maior bacia hidrográfica exclusivamente nacional.
Desde há longos tempos que se tenta tirar o melhor aproveitamento e no minimizar dos efeitos nefastos a quando das cheias, do rio Mondego mas só no século XX se torna uma verdadeira necessidade e também realidade.
Durante o século XX varias instituições foram criadas para a defesa e melhoramento dos campos abrangidos pela sua bacia e desde logo chegaram a conclusão que a única solução para a resolução do problema residia na criação de grandes albufeiras que regulassem os caudais.
Em 1940 Trigo Morais apontava então para a criação de 4 albufeiras na bacia hidrográfica do Mondego, uma em Góis( Rio Ceira), uma nas Fronhas (Rio Alva), uma na Sra. da Ribeira ( Rio Mondego), e uma na Foz Dão (Rio Dão).
No entanto vários projectos foram passando e nunca nada avançou concretamente.
Uma das primeiras empresas a fazer estudos no Mondego foi a Companhia Eléctrica da Beira (CEB),  que entre 1940 e 1960 fez vários estudos, e em que previam a construção de varias barragens, sendo elas as de Asse Dasse, Girabolhos, Ervedal, Caneiro-Dão,  e Raiva. Neste estudo não se previa a Barragem da Aguieira dado que tinha inúmeros contras, segundo a CEB, tanto a nível de ordem social, geológicos, de segurança e de custos.  
Em 1969 com a fusão de varias concessionarias da rede primária e dando origem a Companhia Portuguesa de Electricidade terminou então o problema do Mondego, apresentando desde logo um plano para o aproveitamento do Mondego, sendo o mesmo aprovado em 1971 e o qual previa a construção da Barragem da Aguieira e da Raiva as quais tem inicio de construção em meados de 1972.
A Barragem da Aguieira tinha previsto um custo total de 2 milhões de contos, que seriam repartidos entre o Estado e Companhia Portuguesa de Electricidade. A área da bacia seria da ordem dos 3100 Km2 e sendo de 410 milhões de m3 a capacidade total da albufeira.
Em 1973 o ministro das obras públicas Eng. Rui Sanches, adjudicou por 473.200 contos a empreitada de construção civil da barragem da Aguieira, tendo já anteriormente sido entregues as empreitadas relativas a estradas de acesso, instalação do estaleiro, galeria de derivação tendo um custo de 70.000 contos. Por esta altura já os custos apontavam para 2 milhões e 300 mil contos incluindo também as expropriações, indemnizações e restabelecimento de comunicações.
Em 1975 e com a nacionalização do sector eléctrico e a constituição no ano seguinte da EDP, faz com que os trabalhos passassem a ser assegurados por esta empresa.
As obras de construção civil e de instalação e montagem de equipamento na barragem da Aguieira estão prontas em 1981 o que permitiu que a mesma entrasse em funcionamento em 1 de Outubro de 1981.
Com a construção da Barragem da Aguieira varias aldeias foram submersas destacando-se a Breda e a Foz Dão. Mas sobre estas aldeias falaremos num próximo artigo.



quinta-feira, 31 de março de 2011

RECORTES JORNAL FRONTAL


“Ninguém é tão grande que nada tenha a aprender, nem tão pequeno que nada tenha a ensinar” - Esopo fabulista grego.

Estou há 10 anos ligada ao projecto "Novas Oportunidades", ou seja, às oportunidades de aprendizagem que se pode ter ao longo da vida. Se este projecto iniciou de forma muito tímida, hoje já está grandemente expandido e divulgado.
Mas o conceito de “novas oportunidades” não é novo nem recente no nosso país. Já existe à cerca de 20 anos, desde a década de 90, através dos cursos EFA - Educação e Formação de Adultos. Este tipo de iniciativa foi criada com o objectivo de combater o elevado abandono escolar e as consequências que daí advinham. Foi uma forma de aumentar a escolaridade dos indivíduos (correspondente à escolaridade obrigatória da época, 9º ano) e dota-los de uma carteira profissional.
Até 2005 foi praticamente a única medida vigente. A partir dessa data surge uma nova resposta com os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC), mais tarde Centros Novas Oportunidades (CNO), onde é possível reconhecer as competências adquiridas ao longo da vida.
Ou seja, quem entra neste projecto, RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tem que estar ciente de que o objectivo não é aprender, mas sim reconhecer e certificar o que já sabe. Para isso é feito um diagnóstico para perceber se o adulto de facto tem competências suficientes para lhe ser reconhecida uma certificação. Esta certificação pode corresponder a vários níveis: 4º ano, 6º ano, 9º ano e nível secundário. Neste momento, e através do RVCC-PRO também já é possível a equivalência a uma qualificação profissional.
Se durante o processo de diagnóstico se verificar que o adulto não tem competências, ou não reúne as condições necessárias para realizar este tipo de processo, é encaminhado para outra solução, como por exemplo um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou formações modulares certificadas (UFCD's de áreas específicas).
A única coisa em comum entre os adultos que frequentam este processo é o facto de terem 18 ou mais anos de idade e de não terem concluído o 4º, 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade. De resto, as experiências de vida, inigualáveis, falarão por si.
É um projecto ambicioso, trabalhoso, mas sem dúvida gratificante para todas as partes envolvidas. Afinal a aprendizagem ao longo da vida, compensa.

Elsa Santos
Formadora



"Travanca em Movimento" informa todos os interessados que  ainda se poderão inscrever para as "Novas Oportunidades" a realizarem-se em Travanca do Mondego. No próximo dia 4 de Abril pelas 19:30  haverá uma reunião na Escola Primaria de Travanca do Mondego com a entidade formadora, para mais informações contactar a Junta de Freguesia ou através do seu site

terça-feira, 29 de março de 2011

Festa da Primavera



No passado domingo realizou-se em Travanca do Mondego a Festa da Primavera, organizada pela Junta de Freguesia de Travanca do Mondego  e direccionada para os mais pequenos.
"Travanca em Movimento" também participou neste evento e colaborou em tudo o que lhe foi possivel. 
Este tipo de actividades sao de louvar e devemos apoia-las e ajudar a que tenham sucesso.
Parabéns a Junta de Freguesia por mais esta iniciativa.
Veja a noticia no site da Junta de Freguesia.

Recortes - Diario de Coimbra 29/03

sexta-feira, 25 de março de 2011

30 ANOS, BARRAGEM AGUIEIRA



A Barragem da Aguieira faz no dia 1 de Outubro 30 anos que entrou em funcionamento, "Travanca em Movimento"para comemorar esta data vai lançar mensalmente  a partir do próximo dia 1 de Abril artigos  sobre a Barragem da Aguieira intitulada 30 anos, Barragem da Aguieira.
Nesses artigos serão abordados, a historia, pormenores da sua construção, benefícios e contras, entre outros temas.
"Travanca em Movimento" estará também disponível para receber e publicar textos sobre a barragem e sobre historias que cada um guarda desses tempos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA DA ÁRVORE

De uma maneira geral todos sabemos que a 21 de Março se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta.
Mas afinal de onde vem o dia Mundial da Árvore? E para que serve?
Pensa-se que a primeira comemoração oficial ocorreu em 1872 no estado norte-americano do Nebraska sob a designação “Arbor Day” que traduzido significa dia da árvore. O precursor desta iniciativa foi John Stirling Morton.
Depressa este fenómeno se espalhou por outros estados e atravessando fronteiras.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores a Organização Mundial das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura institui o dia 21 de Março como o dia Mundial da Floresta.
No nosso país as primeiras manifestações do Dia da Árvore ocorrem no inicio do século XX, entre 1907 e 1917, embora a semelhança de outros países só a 21 de Março de 1972 é assinalado o 1º dia Mundial da Floresta, sendo comemorado todos os anos nessa data até aos dias de hoje.
No mundo nem todos assinalam o dia 21 de Março como o dia da Árvore, os países do hemisfério sul assinalam-no em Setembro aquando do inicio da primavera nesse hemisfério.
O objectivo do dia da árvore é sensibilizar a população para a importância e para o valor deste recurso natural para o Homem tanto a níveis ambientais como para a própria qualidade de vida.
Em Travanca do Mondego tem sido feito ao longo dos anos algumas comemorações do dia da Árvore ou através da Escola Primária, ou da Associação ou da Junta de Freguesia.
Começa agora a ser uma referência em Travanca do Mondego a comemoração do Dia da Árvore, no ano passado a Junta de Freguesia promoveu a plantação de árvores em consonância com o Jardim-de-infância, onde os mais pequeninos plantaram várias árvores, pena foi que posteriormente o local onde as mesmas foram plantadas tenha sido vandalizado onde destruíram algumas árvores e partiram algumas placas onde estava o nome das crianças que plantaram as árvores.
Este ano A Junta de Freguesia, baseando-se no principal objectivo do dia da árvore, vai promover no próximo domingo dia 27 de Março um conjunto de actividades relacionados com a Primavera e o dia da Árvore, tendo como principais visados as nossas crianças e jovens.
Actividade que “Travanca em Movimento” saluta desde já e que para além de assinalar o dia da Árvore, faz também com que as nossas crianças e jovens tenham actividades ao ar livre e que compreendam também a importância das árvores.
Travanca em Movimento apoia este tipo de actividades e apela aos jovens e crianças que participem.
Abaixo o programa de actividades que a Junta de Freguesia vai promover.


Censos 2011


Terminada a fase de distribuição dos questionários, eis que começa o período de resposta via Internet, e em papel dos Censos 2011.

A partir de hoje poderá já responder via Internet podendo para tal dirigir-se á Junta de Freguesia ás Quartas-feiras das 19h00 as 21h:00 e aos Domingos das 10h00 as 12h:00 onde poderá preencher via Internet, estando também sempre disponível um colaborador para apoiar no preenchimento.
O período de entrega via Internet realiza-se entre o dia 21 de Março e o dia 10 de Abril.

A partir do dia 28 de Março e até ao dia 24 de Abril será feita  a recolha dos questionários em papel.

Em caso de duvidas no preenchimento deverá deixar o campo em branco e a quando da passagem do recenseador colocar-lhe a questão, o mesmo saberá esclarece-lo.

Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultâneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.

Travanca em Movimento estará também disponível para ajudar quem necessitar a preencher os questionários para tal basta contactarem-me ou dirigirem-se ao meu escritório. Estou a total disposição da população e não levando qualquer valor pelo serviço prestado.

Colaborem pois o País depende deste estudo para melhor nos servir,e para melhores condições nos dar.

terça-feira, 15 de março de 2011

MARCHAS POPULARES 2011- INSCRIÇÕES

Realiza-se no proximo domingo dia 20 de Março pelas 15 horas na Sede da ARCTM, a reunião para a inscrição de pares para a Marcha Popular de Travanca do Mondego.

Todos aqueles que gostem de Marchar ou que queiram experimentar estão desde já convidados a aparecer.

Caso necessitem de mais informações ou nao possam estar e queiram participar poderão contactar  Alvaro Ferreira -918424985

segunda-feira, 14 de março de 2011

ESCOLA ELECTRÃO



A "Escola Electrão" é um projecto Amb3E, lançado em 2008/2009 e com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, e tem como principal objectivo envolver a escola e a comunidade em geral para a reciclagem e valorização dos resíduos e equipamentos eléctricos e elétronicos.
Em semelhança ao ano anterior a Escola de S. Pedro Alva aderiu a este projecto, e para tal pede a colaboração de toda a comunidade.
"Travanca em Movimento" quer também contribuir nesta acção e irá também fazer a recolha dos "monos" que cada um tem em casa e para tal basta que nos contactem para o tlm: 938435880 ou para o e-mail fernandorosas@sapo.pt poderão também contactar a Junta de Freguesia que mais uma vez se juntou a este projecto e se encontra também a fazer a recolha.

Para além de se estar a livrar daquilo que já não necessita estará a ajudar as nossas crianças a poderem ter mais equipamentos nas escolas, e a terem um mundo melhor.

Colabore

quarta-feira, 9 de março de 2011

TRAVANCA EM MOVIMENTO

Eis  o Blog "Travanca em Movimento", este blog aparece com rosto e  para todos aqueles que queiram conhecer Travanca e as suas gentes. Terra pequena e pacata mas feita de boas gentes e capaz de a todos receber bem.
Senti a necessidade de criar este blog para divulgar a nossa terra e tenho varias surpresas preparadas para todos aqueles que nos quiserem seguir, e espero puder contar com a ajuda de todos aqueles que comigo quiserem colaborar.

Este blog será actualizado com frequencia e visará todas as noticias sobre a nossa terra, terá também a vertente de dar a conhecer o que de melhor temos por cá e tentará ajudar as empresas que por cá existem a serem mais divulgadas.

Quero com este blog chegar mais perto dos nossos emigrantes e imigrantes que por razões pessoais e profissionais se encontram longe mas que sentem a necessidade de saber o que se vai passando na nossa terra e com as nossas gentes.

Todos aqueles que nos quiserem enviar textos ou mensagens desde que estejam totalmente identificados serão publicados neste blog. Basta enviar um mail para fernandorosas@sapo.pt, ou através dos proprios comentários.

Agradeço desde já a todos aqueles que venham visitar este blog e que contribuam para uma Travanca em Movimento.

Grande Abraço

Fernando Rosas