O torneio Primavera que se iniciará no próximo domingo dia 10 de Abril e que já conta com mais de 25 edições é sem duvida uma das maiores imagens de marca da história recente de Travanca do Mondego e da Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego.
O Torneio Primavera contou com varias fases, inicialmente como um torneio de futebol 11 de seguida passou a futebol 5 tendo evoluído a posterior para o futsal.
Mas contemos um pouco da história deste torneio que a merece e que muita gente tem trazido a Travanca do Mondego.
Tudo se iniciou na Primavera de 1984, tendo o 1º torneio contado com a presença de 4 equipas Travanca Mondego, Gondelim, S Paio e Laborins.
Na altura aquando da realização deste 1º Torneio tudo não passava de uma brincadeira e acredito que os fundadores deste torneio nunca pensaram na real dimensão que ele tem hoje, a ideia seria mais juntar um grupo de amigos e divertirem-se.
Durante alguns anos o torneio realizou-se no formato de futebol 11 e naquele campo do Areal nada existia tudo muito diferente do que é hoje, ainda me lembro mesmo sendo novo de haver um pequeno bar feito em madeira e onde não existia luz nem arcas nem frigoríficos nem nada, simplesmente a carolice de cada um para ter as bebidas ao fresco em casa e fazerem gelo com fartura para depois as manterem frescas, e os balneários do melhor, numa escavação no meio da mata (ainda hoje lá se encontra).
Naqueles tempos e até a um passado muito recente o campo do areal passou por varias modificações, tendo sido inicialmente pura e simplesmente um campo de futebol, passando depois a ter uns balneários e hoje sendo um complexo desportivo tendo excelentes condições para a prática desportiva.
O máximo de equipas que este Torneio teve foram 22, ano em que Travanca era representado por 3 equipas os Iniciados ARCTM, os Esperanças e a ARCTM.
O torneio Primavera criou muitos amigos, para a associação e para Travanca, existem pessoas que já não passam sem vir ao Torneio Primavera.
Ao longo de todo este historial o torneio evoluiu muito talvez por isso ainda se mantenha vivo e bem vivo, e esperemos que assim continue pois é bom para a divulgação de Travanca e também para termos uma Travanca com movimento.
Muitas equipas por cá passaram, muitos jogadores, e até já pais cá passaram e agora jogam os filhos e quem sabe se até netos cá não virão ou já jogam cá.
Para que um torneio desta dimensão se mantenha durante tantos anos, não nos podemos esquecer que se deve a dedicação de muitos que por lá tem passado e não só direcções nem sócios, deve-se também a todos os travanquenses que de uma forma ou outra tem contribuído para este sucesso.
Deixo vos um vídeo dos 25 anos deste torneio, e não posso deixar de destacar um dos golos mais bonitos marcados nestes torneios de um jogador que também já conta com muitas presenças neste torneio de seu nome Ricardo Nuno Oliveira, da Ponte.
Sem comentários:
Enviar um comentário