quinta-feira, 31 de março de 2011

RECORTES JORNAL FRONTAL


“Ninguém é tão grande que nada tenha a aprender, nem tão pequeno que nada tenha a ensinar” - Esopo fabulista grego.

Estou há 10 anos ligada ao projecto "Novas Oportunidades", ou seja, às oportunidades de aprendizagem que se pode ter ao longo da vida. Se este projecto iniciou de forma muito tímida, hoje já está grandemente expandido e divulgado.
Mas o conceito de “novas oportunidades” não é novo nem recente no nosso país. Já existe à cerca de 20 anos, desde a década de 90, através dos cursos EFA - Educação e Formação de Adultos. Este tipo de iniciativa foi criada com o objectivo de combater o elevado abandono escolar e as consequências que daí advinham. Foi uma forma de aumentar a escolaridade dos indivíduos (correspondente à escolaridade obrigatória da época, 9º ano) e dota-los de uma carteira profissional.
Até 2005 foi praticamente a única medida vigente. A partir dessa data surge uma nova resposta com os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC), mais tarde Centros Novas Oportunidades (CNO), onde é possível reconhecer as competências adquiridas ao longo da vida.
Ou seja, quem entra neste projecto, RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tem que estar ciente de que o objectivo não é aprender, mas sim reconhecer e certificar o que já sabe. Para isso é feito um diagnóstico para perceber se o adulto de facto tem competências suficientes para lhe ser reconhecida uma certificação. Esta certificação pode corresponder a vários níveis: 4º ano, 6º ano, 9º ano e nível secundário. Neste momento, e através do RVCC-PRO também já é possível a equivalência a uma qualificação profissional.
Se durante o processo de diagnóstico se verificar que o adulto não tem competências, ou não reúne as condições necessárias para realizar este tipo de processo, é encaminhado para outra solução, como por exemplo um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou formações modulares certificadas (UFCD's de áreas específicas).
A única coisa em comum entre os adultos que frequentam este processo é o facto de terem 18 ou mais anos de idade e de não terem concluído o 4º, 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade. De resto, as experiências de vida, inigualáveis, falarão por si.
É um projecto ambicioso, trabalhoso, mas sem dúvida gratificante para todas as partes envolvidas. Afinal a aprendizagem ao longo da vida, compensa.

Elsa Santos
Formadora



"Travanca em Movimento" informa todos os interessados que  ainda se poderão inscrever para as "Novas Oportunidades" a realizarem-se em Travanca do Mondego. No próximo dia 4 de Abril pelas 19:30  haverá uma reunião na Escola Primaria de Travanca do Mondego com a entidade formadora, para mais informações contactar a Junta de Freguesia ou através do seu site

terça-feira, 29 de março de 2011

Festa da Primavera



No passado domingo realizou-se em Travanca do Mondego a Festa da Primavera, organizada pela Junta de Freguesia de Travanca do Mondego  e direccionada para os mais pequenos.
"Travanca em Movimento" também participou neste evento e colaborou em tudo o que lhe foi possivel. 
Este tipo de actividades sao de louvar e devemos apoia-las e ajudar a que tenham sucesso.
Parabéns a Junta de Freguesia por mais esta iniciativa.
Veja a noticia no site da Junta de Freguesia.

Recortes - Diario de Coimbra 29/03

sexta-feira, 25 de março de 2011

30 ANOS, BARRAGEM AGUIEIRA



A Barragem da Aguieira faz no dia 1 de Outubro 30 anos que entrou em funcionamento, "Travanca em Movimento"para comemorar esta data vai lançar mensalmente  a partir do próximo dia 1 de Abril artigos  sobre a Barragem da Aguieira intitulada 30 anos, Barragem da Aguieira.
Nesses artigos serão abordados, a historia, pormenores da sua construção, benefícios e contras, entre outros temas.
"Travanca em Movimento" estará também disponível para receber e publicar textos sobre a barragem e sobre historias que cada um guarda desses tempos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA DA ÁRVORE

De uma maneira geral todos sabemos que a 21 de Março se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta.
Mas afinal de onde vem o dia Mundial da Árvore? E para que serve?
Pensa-se que a primeira comemoração oficial ocorreu em 1872 no estado norte-americano do Nebraska sob a designação “Arbor Day” que traduzido significa dia da árvore. O precursor desta iniciativa foi John Stirling Morton.
Depressa este fenómeno se espalhou por outros estados e atravessando fronteiras.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores a Organização Mundial das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura institui o dia 21 de Março como o dia Mundial da Floresta.
No nosso país as primeiras manifestações do Dia da Árvore ocorrem no inicio do século XX, entre 1907 e 1917, embora a semelhança de outros países só a 21 de Março de 1972 é assinalado o 1º dia Mundial da Floresta, sendo comemorado todos os anos nessa data até aos dias de hoje.
No mundo nem todos assinalam o dia 21 de Março como o dia da Árvore, os países do hemisfério sul assinalam-no em Setembro aquando do inicio da primavera nesse hemisfério.
O objectivo do dia da árvore é sensibilizar a população para a importância e para o valor deste recurso natural para o Homem tanto a níveis ambientais como para a própria qualidade de vida.
Em Travanca do Mondego tem sido feito ao longo dos anos algumas comemorações do dia da Árvore ou através da Escola Primária, ou da Associação ou da Junta de Freguesia.
Começa agora a ser uma referência em Travanca do Mondego a comemoração do Dia da Árvore, no ano passado a Junta de Freguesia promoveu a plantação de árvores em consonância com o Jardim-de-infância, onde os mais pequeninos plantaram várias árvores, pena foi que posteriormente o local onde as mesmas foram plantadas tenha sido vandalizado onde destruíram algumas árvores e partiram algumas placas onde estava o nome das crianças que plantaram as árvores.
Este ano A Junta de Freguesia, baseando-se no principal objectivo do dia da árvore, vai promover no próximo domingo dia 27 de Março um conjunto de actividades relacionados com a Primavera e o dia da Árvore, tendo como principais visados as nossas crianças e jovens.
Actividade que “Travanca em Movimento” saluta desde já e que para além de assinalar o dia da Árvore, faz também com que as nossas crianças e jovens tenham actividades ao ar livre e que compreendam também a importância das árvores.
Travanca em Movimento apoia este tipo de actividades e apela aos jovens e crianças que participem.
Abaixo o programa de actividades que a Junta de Freguesia vai promover.


Censos 2011


Terminada a fase de distribuição dos questionários, eis que começa o período de resposta via Internet, e em papel dos Censos 2011.

A partir de hoje poderá já responder via Internet podendo para tal dirigir-se á Junta de Freguesia ás Quartas-feiras das 19h00 as 21h:00 e aos Domingos das 10h00 as 12h:00 onde poderá preencher via Internet, estando também sempre disponível um colaborador para apoiar no preenchimento.
O período de entrega via Internet realiza-se entre o dia 21 de Março e o dia 10 de Abril.

A partir do dia 28 de Março e até ao dia 24 de Abril será feita  a recolha dos questionários em papel.

Em caso de duvidas no preenchimento deverá deixar o campo em branco e a quando da passagem do recenseador colocar-lhe a questão, o mesmo saberá esclarece-lo.

Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultâneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.

Travanca em Movimento estará também disponível para ajudar quem necessitar a preencher os questionários para tal basta contactarem-me ou dirigirem-se ao meu escritório. Estou a total disposição da população e não levando qualquer valor pelo serviço prestado.

Colaborem pois o País depende deste estudo para melhor nos servir,e para melhores condições nos dar.

terça-feira, 15 de março de 2011

MARCHAS POPULARES 2011- INSCRIÇÕES

Realiza-se no proximo domingo dia 20 de Março pelas 15 horas na Sede da ARCTM, a reunião para a inscrição de pares para a Marcha Popular de Travanca do Mondego.

Todos aqueles que gostem de Marchar ou que queiram experimentar estão desde já convidados a aparecer.

Caso necessitem de mais informações ou nao possam estar e queiram participar poderão contactar  Alvaro Ferreira -918424985

segunda-feira, 14 de março de 2011

ESCOLA ELECTRÃO



A "Escola Electrão" é um projecto Amb3E, lançado em 2008/2009 e com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, e tem como principal objectivo envolver a escola e a comunidade em geral para a reciclagem e valorização dos resíduos e equipamentos eléctricos e elétronicos.
Em semelhança ao ano anterior a Escola de S. Pedro Alva aderiu a este projecto, e para tal pede a colaboração de toda a comunidade.
"Travanca em Movimento" quer também contribuir nesta acção e irá também fazer a recolha dos "monos" que cada um tem em casa e para tal basta que nos contactem para o tlm: 938435880 ou para o e-mail fernandorosas@sapo.pt poderão também contactar a Junta de Freguesia que mais uma vez se juntou a este projecto e se encontra também a fazer a recolha.

Para além de se estar a livrar daquilo que já não necessita estará a ajudar as nossas crianças a poderem ter mais equipamentos nas escolas, e a terem um mundo melhor.

Colabore

quarta-feira, 9 de março de 2011

TRAVANCA EM MOVIMENTO

Eis  o Blog "Travanca em Movimento", este blog aparece com rosto e  para todos aqueles que queiram conhecer Travanca e as suas gentes. Terra pequena e pacata mas feita de boas gentes e capaz de a todos receber bem.
Senti a necessidade de criar este blog para divulgar a nossa terra e tenho varias surpresas preparadas para todos aqueles que nos quiserem seguir, e espero puder contar com a ajuda de todos aqueles que comigo quiserem colaborar.

Este blog será actualizado com frequencia e visará todas as noticias sobre a nossa terra, terá também a vertente de dar a conhecer o que de melhor temos por cá e tentará ajudar as empresas que por cá existem a serem mais divulgadas.

Quero com este blog chegar mais perto dos nossos emigrantes e imigrantes que por razões pessoais e profissionais se encontram longe mas que sentem a necessidade de saber o que se vai passando na nossa terra e com as nossas gentes.

Todos aqueles que nos quiserem enviar textos ou mensagens desde que estejam totalmente identificados serão publicados neste blog. Basta enviar um mail para fernandorosas@sapo.pt, ou através dos proprios comentários.

Agradeço desde já a todos aqueles que venham visitar este blog e que contribuam para uma Travanca em Movimento.

Grande Abraço

Fernando Rosas